Manuel Linheiro Rodrigues Queiróz
1977-1978

ExProvedores-19-Manuel Linheiro Rodrigues Queiróz-1977-1978
Manuel Linheiro Rodrigues Queiróz
1977 a 1978

Manuel Linheiro Rodrigues Queiróz nasceu a 23 de janeiro de 1949 na Freguesia de Santa Justa, em Lisboa, filho de Joaquim Rodrigues Queiróz e Arlete Branca Linheiro Queiróz, naturais de Seixas do Minho. A sua vida está marcada por uma jornada de trabalho árduo e um profundo compromisso com a sua comunidade.

Devido a razões profissionais de seu pai, a família mudou-se de Lisboa para Setúbal, onde Manuel Queiróz frequentou a escola primária. Posteriormente, outra mudança ocorreu, desta vez para Azeitão, novamente por motivos profissionais de seu pai. A família enfrentou desafios financeiros, e Manuel Queiróz, desde cedo, começou a trabalhar para ajudar a sustentar a família. Aos 11 anos, encontrou seu primeiro emprego em Lisboa, como marçano, e posteriormente trabalhou numa retrosaria.

Sentindo-se deslocado em Lisboa, Manuel Queiróz regressou a Azeitão aos 13 anos, onde passou a colaborar activamente na atividade profissional de seu pai. Em 1971 cumpriu o serviço militar na Guiné-Bissau durante dois anos e, após seu regresso a Portugal, retomou os estudos em regime noturno na Escola Industrial e Comercial de Setúbal. Paralelamente, continuou a colaborar com seu pai, assumindo a liderança da empresa, após um acidente que incapacitou o seu progenitor.

Mais tarde, Manuel Queiróz recebeu um convite do Sr. Engº Francisco d`Avillez para colaborar com a Empresa Internacional Vinhos, e aos 25 anos já pertencia aos quadros da empresa, chefiando a manutenção dos edifícios. Posteriormente, e mais uma vez a convite do Sr. Engº Francisco d`Avillez, participou na concepção e projecto do edifício da firma “Selecções do Reader’s Digest” em Azeitão, envolvendo-se ainda noutros projectos, particularmente adegas.

O edifício da “Selecções do Reader’s Digest” foi posteriormente adquirido pela empresa “J.P. Vinhos” e, em seguida, pela empresa “Bacalhôa Vinhos”, onde Manuel Queiróz terminou a carreira profissional como director industrial.

Além da sua carreira profissional, Manuel Queiróz desempenhou um papel significativo na atividade cultural de Azeitão, participando, em jovem, em várias récitas teatrais realizadas pela Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

Também se envolveu na actividade política-administrativa, exercendo o cargo de Presidente da Junta de Freguesia de S. Lourenço de Azeitão, entre os anos de 1975 a 1977.

Na esfera associativa, Manuel Queiróz exerceu o cargo de Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão de 1976 a 1977 e Provedor de 1977 a 1978. Foi também Presidente da Direção da “Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense” por dois períodos, que totalizaram 14 anos e desde 2014, assumiu a Presidência da Direção da “Aurpia- Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Azeitão.”

A vida do Sr. Manuel Linheiro Rodrigues Queiróz é um testemunho notável de superação e dedicação à sua comunidade, tanto no âmbito profissional como no âmbito social e cultural. Sua contribuição para Azeitão é digna de reconhecimento e apreço.