MEMÓRIAS

Semana das Festas a favor do Hospital da Misericórdia de Azeitão

Até o Hospital da Misericórdia ser nacionalizado, a sociedade civil azeitonense mobilizava-se, para através de várias iniciativas, angariar fundos para o funcionamento do Hospital da Misericórdia de Azeitão.

O Jornal “O Azeitonense” – 1919-1920 – faz, várias vezes, referência a récitas e espectáculos teatrais realizados pelo “Club Azeitonense”, assim como actuações da banda da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, cujas receitas se destinavam ao Hospital.

De entre essas iniciativas houve, no século passado, a realização da Semana das Festas a favor do Hospital da Misericórdia de Azeitão. Realizavam-se no Rossio – Praça da República – onde era montado um arraial, com coreto, pavilhões destinados à venda de vários produtos – alumínio (trens de cozinha), chocolates, cervejas, plásticos – quermesse e bufete. A música e os bailaricos não faltavam.

Das Festas também fazia parte um leilão dos produtos provenientes do Cortejo de Oferendas. Este Cortejo era composto por viaturas automóveis, carroças e animais de carga, todos devidamente engalanados e que transportavam os produtos agrícolas, e outros, que eram oferecidos para leiloar. As oferendas constavam de: palha, lenha, abóboras, galináceos, assim como bolos e bebidas generosas.

Abriam o cortejo cavaleiros e o carro que transportava o brasão da Misericórdia, ladeado por meninas trajadas com fatos de várias regiões do país. A banda da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense também abrilhantava o cortejo. Na abertura das festas, as entidades oficiais também se faziam representar.

O Sr. José Antunes foi durante alguns anos o leiloeiro.

A festa tinha três comissões: Comissão de honra, composta por entidades oficiais de Setúbal e de Azeitão.

Comissão executiva, composta por pessoas encarregues da organização.

Comissões locais, composta por grupos de pessoas das aldeias de Azeitão, encarregues da angariação de fundos nos diversos locais. Em 1960 houve comissões locais em: Aldeia de Irmãos, Aldeia da Piedade, Brejos de S. Lourenço, Brejos de S. Simão, Casais da Serra, Oleiros, Pinheiros de Azeitão, Vendas de Azeitão, Vila Fresca de Azeitão e Vila Nogueira.

De entre outras iniciativas, em alguns anos, também se realizaram torneios de hóquei em patins organizados pelo Juventude Azeitonense, sessões de cinema e cavalhadas.

Das Festas também fazia parte um leilão dos produtos provenientes do Cortejo de Oferendas. Este Cortejo era composto por viaturas automóveis, carroças e animais de carga, todos devidamente engalanados e que transportavam os produtos agrícolas, e outros, que eram oferecidos para leiloar. As oferendas constavam de: palha, lenha, abóboras, galináceos, assim como bolos e bebidas generosas. O Sr. José Antunes foi durante alguns anos o leiloeiro.

Nas imagens, o cartaz refere-se às Festas de 1952. As fotos referem-se ao cortejo de oferendas de 1962.