Eng António Porto Soares Franco
1931-1934
Eng. António Porto Soares Franco
Provedor de 1931 a 1934
O Eng. António Porto Soares Franco nasceu em 1906, em Lisboa e faleceu em 1968.
Licenciado em Engenharia Agrícola, pela École Nationale d`Agriculture, de Montepelier (França), profissionalmente foi gerente comercial e agrícola, sendo sócio e administrador da Firma “José Maria da Fonseca Sucessores”, onde em 1937 dá início a um novo ciclo de crescimento, designado por Ciclo do Rosé, o qual é marcado pelo seu génio de grande enólogo. O Eng. António Porto Soares Franco foi o criador dos rosés Faísca, marca que se tornou num grande sucesso no mercado interno.
O Engº António Porto Soares Franco também teve uma carreira político-administrativa, onde se destacou nos seguintes cargos:
- Presidente da União Vinícola da Região do Moscatel de Setúbal;
- Presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo de Azeitão, em cuja qualidade integrou a Câmara Corporativa, representando o trabalho;
- Vogal da Junta de Província da Estremadura;
- Vogal do Conselho Geral da FNAT;
- Vogal da Comissão Permanente de Viticultura e Enologia;
- Membro do Conselho Geral do Grémio da Lavoura de Setúbal;
- Vereador da Camara Municipal de Setúbal;
- Vogal da Comissão de Viticultura da Região do Moscatel de Setúbal.
Como parlamentar, entre 1957 e 1961, na VII Legislatura, subscreveu e relatou os seguintes pareceres; “Projecto do II Plano de Fomento (1959-1964) – Agricultura, silvicultura e pecuária” e “Emparcelamento da propriedade rústica”.
Na comunidade de Azeitão, além de Provedor da Misericórdia local, por dois mandatos de cinco anos, foi ainda Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.