Conselheiro António Maria Barreiros Arrobas
1874
Conselheiro António Maria Barreiros Arrobas
Provedor em 1874
O Conselheiro António Maria Barreiros Arrobas nasceu em Lisboa a 18 de Julho de 1824 e faleceu a 18 de Julho de 1888. Além de político foi militar, tendo chegado a coronel em 1854.
Em 1854 foi nomeado Governador de Cabo Verde, onde se destacou por algumas reformas, nomeadamente na implementação de políticas anti-escravatura. Durante a Governação de Cabo Verde as ilhas foram invadidas pela epidemia de cólera e o Conselheiro Arrobas destacou-se na implementação de políticas de saneamento.
Na política, o Conselheiro Arrobas distinguiu-se como deputado pelo círculo de Setúbal, em várias legislaturas. Nas eleições de 1878, a vitória verificou-se nas mesas de voto de Santa Maria, S. Julião, Azeitão e Palmela.
Em 7 de Setembro de 1919, um artigo de Joaquim Rasteiro Júnior, no Jornal “O Azeitonense” relatava: Não esqueceram por certo os azeitonenses o deputado Arrobas, a quem Azeitão deve, por intercessão de meu Pae, os seus mais úteis melhoramentos – a rede da estrada que a serve e a reconstrução e alargamento do hospital da Villa Nogueira. Os Irmãos da Misericórdia veneram ainda hoje o seu retrato e conservam com respeito a invocação de Santo António e de Santa Cecília dada ás suas enfermarias como preito á memória de António Maria Barreiros Arrobas e sua Esposa. D.Cecília Amélia Nunes Cardoso)
Para culminar esta ligação a Azeitão, o Conselheiro Arrobas foi provedor da Misericórdia de Azeitão, em 1874.