O culto na Santa Casa da Misericórdia tem três grandes missões junto da população de Azeitão.
• A primeira e talvez aquela cujo impacto real é mais acentuado é a de prestar o piedoso serviço de ter a igreja a funcionar como capela mortuária. Ao longo dos anos e de gerações, esta é a nossa casa dos bons e dos maus momentos. Esta proximidade de espaço conforta e ameniza a dor.
• A segunda missão é a de cumprir uma promessa realizada aquando do terramoto de 1755. No primeiro dia de Novembro de 1755, e perante tão grande aflição a população saiu à rua com a imagem do Senhor dos Passos e no Rossio virou-a para Lisboa, pedindo a Deus que Azeitão fosse poupada a tão grande calamidade que se pressentia. Assim aconteceu, Azeitão foi poupada. Desde então, o povo prometeu sair à rua no dia 1 de Novembro, com a imagem do Senhor dos Passos e assim nasce a Procissão nesta data. Este evento de grande relevância religiosa e histórica é também um momento único de reunião familiar e comunitária. A Procissão é sempre antecedida pela Novena, que ao longo de nove dias vai preparando o nosso espírito para a grande celebração, através de momentos de oração, adoração, contemplação e silêncio. Nesta grande festa religiosa participam vários padres da nossa diocese e não só, dando apoio ao longo da Novena e no dia da Procissão, através da pregação que ocorre no Rossio.
• A terceira missão prende-se com a missa de Natal, que é celebrada na igreja da Misericórdia pelo nosso pároco e capelão e que tem como objetivo permitir que os utentes do Centro de Dia possam usufruir de um momento de celebração religiosa Natalícia, que muitas vezes por dificuldades diversas não têm acesso.
São convidados a assistir outras instituições da nossa terra, assim como familiares dos utentes, colaboradores da Santa Casa e população em geral.
No âmbito do apoio espiritual aos utentes e às famílias, um grupo de paroquianos “Da mensagem de Fátima” desloca-se mensalmente ao Centro de Dia e à Azeitão Sénior Care para rezar o terço.
Hino ao Senhor dos Passos – música de Agostinho Caineta . execução pela Banda da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense
Hino ao Senhor dos Passos
Alma Azeitonense
Senhor dos Passos
Estás sempre em nosso coração
Já que em muitos embaraços
Tu nos destes a salvação
Sois a Fonte d`Amor que tudo vence
Para nossa redenção
Este Hino a Ti pertence
Imagem doce de nós tão querida
Clara Luz que ilumina além da vida
Esta ALMA AZEITONENSE
Senhor Jesus
Bom Jesus
Aqui estamos em oração
Senhor Jesus Meu Jesus
Senhor dos Passos d ´Azeitão
( Letra de Manuel Afonso de Carvalho )