Ruy dos Santos Caseirão
1979-1981

ExProvedores-20-Rui dos Santos Caseirão-1979-1981
Ruy dos Santos Caseirão
Provedor de 1979 a 1981

Ruy dos Santos Caseirão, filho de Manoel dos Santos Caseirão Júnior e de Mariana da Conceição Arrábida, nasceu oficialmente em 3 de Outubro de 1915, embora sempre tivesse comemorado a data do seu aniversário a 24 de Setembro, tendo falecido a 25 de Novembro de 2011. Foi casado com Maria do Rosário Martins dos Santos, da qual teve um único filho, Manuel Rui dos Santos Caseirão.

Nasceu em Aldeia Rica e viveu quase toda a sua longa vida de 96 anos na rua principal de Vila Nogueira de Azeitão.

Exerceu a profissão de comerciante e de produtor de vinhos, actividade e vocação que herdou de seus pais.

Foi Presidente da Junta de Freguesia de S. Lourenço durante uma parte dos anos 60 do século XX, numa época em que tal função não era remunerada, e também numa época de grandes dificuldades económicas para as famílias, ao ponto da Junta de Freguesia ter sentido a necessidade de providenciar cabazes de bens alimentares para distribuir pelas famílias mais carenciadas. Não obstante, foram realizados alguns melhoramentos na Freguesia, sendo talvez o mais emblemático, o que reorganizou o cemitério, o qual, para além de o ter beneficiado com uma melhor pavimentação e reorganização do espaço interior, o dotou de um acesso mais imponente a partir do adro da igreja de S. Lourenço, através de um portão e grossos pilares de cantaria, conjunto que muito dignificou o local.

Foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão no mandato de 1979 a 1981, também ela uma época de grandes atribulações para a Santa Casa, altura em que o seu hospital foi ocupado e vandalizado por forças estranhas à Santa Casa e à própria Vila, ao ponto de grande parte do seu importante e secular espólio ter corrido o risco de para sempre ter ficado perdido.

Mais tarde, após a recuperação total dos espaços e reorganização do funcionamento da Santa Casa, já durante uma Provedoria liderada pelo Dr. Jorge Maria de Carvalho, Ruy dos Santos Caseirão viu a sua eleição como Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa, ser sufragada em Assembleia Geral realizada em 6 de Julho de 1990.

Ruy dos Santos Caseirão, foi durante toda a sua vida um devotado Azeitonense, um Homem para quem o amor e a defesa dos valores de Azeitão, estiveram sempre em primeiro lugar. Ele sempre deu à terra onde nasceu o melhor de si mesmo, nunca se tendo negado a participar na vida de todas as colectividades Azeitonenses.

Até ao ano de 2022, não existia em toda a vasta região de Azeitão qualquer rua que homenageasse o seu nome, bem como o trabalho que, de forma desinteressada e altruísta, desenvolveu em prol da sua terra.