Padre Manuel Caetano
1942-1945
Padre Manuel Caetano
Provedor de 1942 a 1945
O Padre Manuel Caetano nasceu em 2 de Outubro de 1885, na freguesia de Mira, Diocese de Leiria. Frequentou os seminários de Santarém e São Vicente em Lisboa, onde se destacou no seu compromisso com a fé e nos estudos em teologia. Em 25 de Junho de 1911, foi ordenado presbítero em Lisboa.
Durante a Primeira Guerra Mundial, entre Abril de 1917 e Janeiro de 1919, o Padre Manuel Caetano serviu como Capelão Militar, tendo feito parte do Corpo Expedicionário Português que lutou no norte da França.
Antes e após a guerra, o Padre Manuel Caetano actuou como pároco em várias paróquias, incluindo Mira, Alcanena, Tomar, Atalaia, Barquinha e Tancos. Entre 1936 e meados dos anos 50, paroquiou nas freguesias de S. Lourenço e de S. Simão de Azeitão e em simultâneo na Quinta do Anjo, Palmela. Enquanto pároco da Freguesia de S. Lourenço de Azeitão, foi também Provedor da Misericórdia de Azeitão, de 1942 a 1945.
Devido ao seu compromisso com a fé e seu trabalho incansável em prol dos necessitados, o Padre Manuel Caetano foi agraciado com o título honorífico de Cavaleiro da Ordem Militar.
O Padre Manuel Caetano faleceu em 8 de Março de 1958, na freguesia de Mira, diocese de Leiria. Sua vida e obra são lembradas como um exemplo de devoção e amor ao próximo, de dedicação à causa da fé e da justiça social, e de luta por um mundo mais fraterno e solidário.