José António Fernandes
1891-1902-1907-1910

ExProvedores-07-José António Fernandes-1891-1902-1907-1910
José António Fernandes
Provedor em: 1869,79,81,91 a 1902, 1907 a 1910

Não se encontraram dados sobre as origens de José António Fernandes, mas sabe-se que foi uma importante personalidade em Azeitão, no final do século XIX, princípio do século XX.

Pela descrição do Professor José Cortez Pimentel, José António Fernandes foi um grande entusiasta pela fundação da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, e pelos anos que esteve como Provedor da Misericórdia não o seria menos por esta Instituição.

A respeito de José António Fernandes diz-nos o Professor José Cortez Pimentel, no seu livro “Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense – OS PRIMEIROS 95 ANOS 1882-1977”: Resolveu-se, em 1882, formar definitivamente, uma Banda filarmónica em Azeitão, constituída apenas por elementos da freguesia de S. Lourenço. Esta ideia foi comunicada a José António Fernandes, sócio do Armazém Moscatel (Firma José Maria da Fonseca) e a António Coelho, empregado muito considerado da mesma empresa, junto da Igreja da Santa Casa da Misericórdia, os quais a apoiaram com grande entusiasmo … José António Fernandes cedeu nessa altura, uma casa que possuía em Oleiros, nas Baldrucas, para a realização dos ensaios da nova filarmónica.

José António Fernandes, foi o primeiro dos 111 sócios fundadores da SFPA e um dos executantes da filarmónica. Depois da venda das Baldrucas, José António Fernandes mandou construir umas dependências, na rua José Augusto Coelho, expressamente para a SFPA, com a condição de a colectividade as utilizar, sem qualquer encargo, enquanto delas tivesse necessidade.

Diz ainda o professor Pimentel: José António Fernandes era um grande apaixonado da música e dedicou-se de alma e coração à Sociedade, tendo sido o sustentáculo moral e material da sua fundação e dos seus primeiros tempos de existência.